Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site!

Seja bem-vindo(a) ao nosso novo site!

• Diretoria
  • Filiados
  • Notícias

• Galeria

• Downloads

• Mapa do site

Publicado em 29/06/2017

O Fórum de Mulheres Trabalhadoras-ES, formado por mulheres que representam as Centrais Sindicais, Sindicatos e Movimentos Sociais, iniciou um debate no mês de maio sobre a necessidade de discutir propostas da classe trabalhadora para as etapas Estadual e Nacional, da 2º Conferência Nacional de Saúde da Mulher que acontece em agosto desse ano em Brasília.

A partir da avaliação de que no processo de discussão nos municípios houve vários problemas que dificultaram a participação da mulher trabalhadora,  o Espírito Santo está organizando a sua 1ª Conferência Livre de Saúde da Mulher no dia 08 de julho de 2017. Acata-se com isso uma sugestão do Fórum Nacional de Mulheres trabalhadoras das Centrais Sindicais,

As mulheres no Brasil representam hoje 51,4% da população, isto é, são 103,5 milhões de mulheres. Destas 37,3% são responsáveis pelo sustento das famílias, vivem mais do que os homens, porém adoecem com mais frequência, segundo dados do IBGE/2011. Esses dados  revelam ainda a crescente participação das mulheres nos indicadores da economia e no sustento de famílias. No entanto, mais que isso, a inserção delas no mundo do trabalho é importante para seu crescimento pessoal, emocional, intelectual, social, político e de cidadania.

Esta Conferência será o espaço político de debate de ideias, de enraizamento de valores e práticas para o desenvolvimento da capacidade de formulação que propicie o crescimento da força das mulheres para se livrarem do jugo patriarcal, do machismo, do sexismo e da misoginia e que contribua para o avanço do controle social no SUS, para a garantia da atenção integral à saúde das mulheres, sem qualquer forma de preconceito e discriminação.

Precisamos nos organizar, a cada dia novas demandas surgem para garantir a integralidade em meio a uma conjuntura de retrocessos e de retirada de direitos e de redução dos recursos  para a saúde quando da convocação da 2° Conferência Nacional de Saúde das Mulheres que acontece numa lacuna de 30 anos, isto nos mostra como é grande nosso desafio.

Esta organização se dará com base em quatro eixos temáticos:

1. O papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na Saúde das mulheres;
2. O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na Saúde das Mulheres;
3. Vulnerabilidade e equidade na vida e na Saúde das Mulheres;
4. Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

1ª Conferência Estadual Livre de Saúde da Mulher- Desafios para a Integralidade com Equidade
Data: 08 de julho de 2017
Horário: Das 8h às 18h
Local: Auditório do Sintraconst

PROGRAMAÇÃO:

Manhã:

7:30: Credenciamento

08h – Abertura – Composição de mesa
CUT - Central Única dos Trabalhadores
CTB - Central dos trabalhadores e das trabalhadoras de Brasil
CSB - Central dos Sindicatos Brasileiros
UGT – União Geral de Trabalhadores
Intersindical
CSP - Conlutas
Autoridades

08h30m às 10h:- MESAS
- O papel do movimento sindical em defesa da saúde dos trabalhadores na propositura de Políticas Públicas para as mulheres.
- As diferenças Geracionais: Vulnerabilidade e equidade na vida e na Saúde das Mulheres;
Debates
Intervalo: CoffeeBreack- 30m

10h30m às 12h:: MESAS
- As Reformas da Previdência e Trabalhista e seus impactos na vida e na saúde das mulheres